sexta-feira, 16 de julho de 2010

6. A 1.ª Exposição Universal,Londres,1851(Acontecimento)

Palácio de Cristal, em Londres, 1851
Devido às barreiras alfandegarias existentes na época, as Exposições mantinham um carácter nacional, com excepção da Inglaterra, que comercializada os produtos anunciados nas feiras, por ter isenção alfandegaria. Após 1850, a França passa a ter maior mobilidade alfandegaria, se tornando a pioneira de um movimento que tornou as Exposições Universais.

Londres foi a primeira a sediar as Exposições de caráter universal, em 1851, quando é realizado um concurso internacional, para a escolha do projeto para o pavilhão da Exposição. Nesta feita participaram 245 competidores, sendo 27 franceses. Nota-se que a França sempre se mostrou inteirada dos acontecimentos referente às mudanças que estavam ocorrendo no mundo.

texto:
http://omundopreepostorreeiffel.blogspot.com/2008/11/antecedentes-da-torre-exposies.html
acedido:23-07-2010



1. Qual a importância das exposições universais?
Lançadas na segunda metade do século XIX, as exposições universais contribuíram definitivamente para o rápido desenvolvimento dos novos sistemas e tecnologias de construção. De facto, ao apresentar as mais recentes inovações e conquistas de âmbito científico e tecnológico, essas exposições foram importantes momentos de afirmação do progresso e da modernidade de cada cidade ou nação, bem como da audácia dos “novos criadores” – os engenheiros. As exposições universais foram também um excelente meio e divulgação de novas tipologias e novos sistemas construtivos, uma afirmação do valor estético dos novos materiais (ferro e vidro) e da primazia da máquina/tecnologia sobre a tradição.

2. Porque é que os engenheiros substituíram os arquitectos?
Os engenheiros substituíram os arquitectos porque, ao adquirirem uma formação tecnicamente adequada aos novos materiais e novos processos construtivos (estações, pontes, viadutos), foram os engenheiros os mais habilitados a responder com eficácia às novas solicitações. Por isso, substituíram os arquitectos (dependentes da tradição académica e dos materiais de construção clássicos) nas inovações arquitectónicas deste período.

3. Porque é que o Palácio de Cristal marcou uma nova era na história da Arquitectura?
Projectado por Joseph Paxton e construído para acolher a 1ª Exposição Universal de Londres, em 1851, o Palácio de Cristal marcou uma nova era na história da Arquitectura porque era um edifício de grandes dimensões, com 563m de comprimento, 124m de largura, 30m de altura, e ocupando 70 000m2. O seu carácter monumental – era uma gigantesca estufa em ferro e vidro, criando um espaço amplo e translúcido – surpreendeu a sociedade da época.
Construído em apenas seis meses, graças ao uso de módulos pré-fabricados e estandardizados e montados no local, foi considerado uma das “catedrais” da sociedade industrial.



Sem comentários:

Enviar um comentário