sexta-feira, 16 de julho de 2010

4. O indivíduo e a Natureza(Síntese)


O significado que o conceito de indivíduo adquire no pensamento de Adorno & Horkheimer, sendo o raciocínio desenvolvido a partir da relação entre três elementos: o indivíduo, a sociedade e a natureza. A análise, feita a partir da lógica das contra-posições, identifica rupturas, superações e resgates que os autores fizeram em relação a outras concepções com as quais dialogaram. Ao final, o artigo resgata o diálogo de Adorno & Horkheimer com Freud, para evidenciar, na abordagem frankfurtiana, que a “socialização radical do indivíduo na sociedade uni-dimensional” é dialéctica e traz em si um potencial de negação já que as renúncias cada vez maiores que a sociedade impõe aos indivíduos não encontram saídas equivalentes nas compensações e de que “os instintos assim reprimidos não têm outro caminho a não ser a rebelião”. A auto-reflexão é abordada como a tarefa básica da formação: forma de acirrar as contradições entre o indivíduo e a totalidade funcional e manter acesa a chama da rebelião.



Ao longo da História a natureza tem sido concebida sob diversos pontos de vista. Desde o dualismo inerente a Kant, cristalizado na ideologia burguesa de natureza, à concepção de natureza como unidade diferenciada, cujo trabalho humano coloca-se no centro da relação homem-natureza em Marx. A forma como a natureza tem sido produzida nos instiga a nos pautar em fundamentos filosóficos para podermos discutir o desenvolvimento do capitalismo. A ideia de produção da natureza desafia a separação que foi legada entre sociedade e natureza, e se coloca para nós como um desafio imposto pelo próprio capitalismo.

A natureza está no homem e o homem está na natureza, porque o homem é produto da história natural e a natureza é condição concreta, então, da existencialidade humana

A busca do conhecimento e do entendimento acerca da Terra e do Universo são premissas que norteiam e que acompanham a humanidade desde os antigos filósofos gregos até a ciência moderna.

A sociedade contemporânea tem evidenciado uma série de problemas que envolvem o seu modo de relacionar-se com a natureza no processo de produção e reprodução do espaço geográfico, colocando em questão o conceito de natureza em vigor, o qual perpassa pelo modo de vida dessa sociedade, as sensações, o pensamento e as acções. Portanto, pensar a natureza hoje, e a forma como o homem se relaciona com ela no contexto do modo de produção capitalista, nos remete ao passado, na ânsia de compreender as mudanças que se processaram no modo da sociedade pensar, interagir e produzir a natureza.

texto:
http://www.divinopolis.uemg.br/revista/revista-eletronica2/artigo3-3.htm
Acedido em: 24-07-2010

Sem comentários:

Enviar um comentário