sexta-feira, 23 de julho de 2010

8. O Realismo e o Impressionismo

Realismo

Realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais especificamente na França, em reacção ao Romantismo.

Características do Realismo
* Veracidade:

Despreza a imaginação romântica
* Contemporaneidade:

Descreve a realidade, falar sobre o que está acontecendo de verdade.
* Retrato fiel das personagens:

Carácter, aspectos negativos da natureza humana;
* Gosto pelos detalhes:

Lentidão na narrativa;
* Materialismo do amor.

Mulher objecto de prazer/adultério;
* Denúncia das injustiças sociais.

Mostra para todos a realidade dos fatos;
* Determinismo e relação entre causa e efeito.

O realista procurava uma explicação lógica para as atitudes das personagens, considerando a soma de factores que justificasse suas acções. Na literatura naturalista, dava-se ênfase ao instinto, ao meio ambiente e a hereditariedade como forças determinantes do comportamento dos indivíduos.

* Linguagem próxima à realidade;
Simples, natural, clara e equilibrada.

O Realismo na pintura;
Principais pintores realistas.

* Édouard Manet

* Gustave Courbet

* Honoré Daumier

* Jean-Baptiste Camille Corot

* Jean-François Millet

* Théodore Rousseau


O Realismo na escultura:

Na escultura, o grande representante realista foi o Auguste Rodin. O escultor não se preocupou com a idealização da realidade. Ao contrário, procurou recriar os seres tais como eles são. Além disso, os escultores preferiam os temas contemporâneos, assumindo muitas vezes uma intenção política em suas obras. Sua característica principal é a fixação do momento significativo de um gesto humano.

Obras destacadas:
Balzac, Os Burgueses de Calais, O Beijo e O Pensador.

O Realismo na arquitectura:

Os arquitectos e engenheiros procuram responder adequadamente às novas necessidades urbanas, criadas pela industrialização. As cidades não exigem mais ricos palácios e templos. Elas precisam de fábricas, estações ferroviárias, armazéns, lojas, bibliotecas, escolas, hospitais e moradias, tanto para os operários quanto para a nova burguesia.

Em 1889, Gustave Eiffel levanta, em Paris, a Torre Eiffel, hoje logótipo da "Cidade Luz".


Impressionismo

Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura europeia do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet,um dos maiores pintores que já usou o impressionismo.


Características:
* A pintura deve mostrar as tonalidades que os objectos adquirem ao reflectir a luz do sol num determinado momento, pois as cores da natureza mudam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
* É também com isto uma pintura instantânea(captar o momento), recorrendo, inclusivamente à fotografia.
* As figuras não devem ter contornos nítidos pois o desenho deixa de ser o principal meio estrutural do quadro passando a ser a mancha/cor.
* As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam. O preto jamais é usado em uma obra impressionista plena.
* Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim um amarelo próximo a um violeta produz um efeito mais real do que um claro-escuro muito utilizado pelos academistas no passado. Essa orientação viria dar mais tarde origem ao pontilhismo
* As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário,devem ser puras e dissociadas no quadro em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se tornar óptica.
* Preferência pelos pintores em representar uma natureza morta do que um objecto.

*O termo Impressionismo também é usado para descrever obras de literatura, entre quais bastam acrescentar poucos detalhes para estabelecer as impressões sensoriais de um incidente ou cena. Literatura impressionista é bem relacionada a simbolismo, entre os seus melhores exemplares podemos encontrar: Baudelaire, Mallarmé, Rimbaud e Verlaine. Autores tais como Virginia Woolf e Joseph Conrad escreveram trabalhos impressionista de modo que, em vez de interpretar, eles descrevem as impressões, sensações e emoções que constituem uma vida mental de um carácter.












texto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Impressionismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo
Acedido: 24-07-2010

Sem comentários:

Enviar um comentário