A Batalha de Waterloo, a 18 de Junho de 1815 em Waterloo, Bélgica, foi um combate decisivo entre forças francesas, britânicas, russas, prussianas, austríacas e se deu nas proximidades da aldeia belga de Waterloo. Ocorreu durante os Cem Dias de Napoleão, entre seu exército de 72 mil homens recrutados às pressas e o exército aliado de 68 mil homens comandados pelo britânico Arthur Wellesley, Duque de Wellington, antes da chegada dos 45 mil homens do exército prussiano.
Contexto histórico
Rrepresentantes de Rússia, Prússia, Áustria, Suécia, Inglaterra e várias nações e reinos menores tentavam, redesenhar o mapa político da Europa, reinstaurando as monarquias e os territórios que existiam antes do furacão napoleônico. Porém, a ilusão de que o general corso estava liquidado acabou quando souberam que ele não só havia retornado do exílio em Elba (uma ilhota no Mediterrâneo), como no dia 20 de março fora recebido em glória em Paris. Os aliados mal puderam acreditar.
Napoleão, dez meses antes, em 11 de abril de 1814, fora derrotado por uma coalizão de mais de 500 mil soldados de várias nações européias, que se sublevaram contra o domínio francês após a desastrosa campanha napoleônica na Rússia, em 1812. Vitoriosos, os aliados colocaram Luís XVIII no trono da França e enviaram Bonaparte ao exílio. Agora, quando estavam prestes a dividir o bolo, teriam de brigar novamente com seu pior pesadelo.
texto:
http://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Waterloo
acedido: 19-07-2010
Batalha de Waterloo Parte(1/2)
Batalha de Waterloo Parte(2/2)
Fauvismo
O Fauvismo é um movimento de arte surgido em 1905 e muito associado ao trabalho de Cézanne.
Os Fauves (feras em francês) era um grupo de artistas de vanguarda cujos trabalhos valorizavam as qualidades pictóricas e o uso da cor profunda na herança da representação Impressionista. Os Fauvistas simplificaram as linhas, exprimiram-se com assuntos de fácil leitura, perspectivas exageradas, uso de cores muito vivas e arbitrárias, pouco naturais, formas simples e planos lisos. Insistiram também na frescura do acabamento espontâneo. O Fauvismo influenciou os expressionistas. Como movimento, não teve nenhuma teoria concreta, e foi de vida curta. Apenas se registaram três exposições. Matisse foi visto como um líder do movimento. Disse que quis criar arte para e por prazer. Arte como decoração. O uso de cores vivas tenta manter a serenidade da composição.
Como pintar fauvismo:
1- selvagem
2- cor muito viva
3- colocação aleatória da cor
4- perspectiva exagerada
5- formas simples
6- planos lisos
7- acabamento expontâneo
8- que permita uma leitura fácil
Quem são os Fauves - "FERAS":
O pintor Gustave Moreau foi o professor que fez despertar o movimento. Os líderes do movimento eram Henri Matisse e André Derain, alunos que melhor entenderam Moreau.
Henri Matisse
Georges Rouault
Albert Marquet
Jean Puy
Kees van Dongen
André Derain
Maurice Vlaminck
Raoul Dufy
Georges Braque
texto:
http://www.fineartsportugal.com/Art/art_movements/fauvism/fauvism_pt.htm
acedido: 16-07-2010
Sem comentários:
Enviar um comentário