Revolução Industrial:
Transição de uma economia agrícola tradicional para uma caracterizada por processos de produção mecanizados para fabricar bens em grande escala. Os historiadores aplicam este termo exclusivamente às mudanças produzidas na Inglaterra a partir do final do século XVIII; sua expansão aos outros países denomina-se industrialização ou desenvolvimento industrial.
A Revolução Industrial teve lugar no Reino Unido no final do século XVIII. O trabalho se transferiu da produção de produtos primários à de bens manufaturados e serviços, o que gerou processos migratórios das zonas rurais às urbanas.
As mudanças mais importantes afetaram a organização do processo produtivo. Este passou a se realizar em grandes empresas, aumentando a especialização do trabalho. Seu desenvolvimento dependia de uma utilização intensiva do capital e da aparição de novas ferramentas de trabalho especializadas. A experiência adquirida aumentou a produtividade e a especialização.
Londres foi o centro de uma rede comercial internacional que favoreceu o desenvolvimento da economia. A partir de meados do século XIX, este desenvolvimento expandiu-se a outros países.
A Revolução Industrial implicou, no princípio, uma redução do poder aquisitivo dos trabalhadores e uma perda de qualidade em seu nível de vida, mas depois implicou um aumento da renda per capita nacional.
Divisão do trabalho na indústria:
A divisão do trabalho é um princípio básico da industrialização. Na divisão do trabalho, cada trabalhador é designado a uma tarefa diferente, ou fase, no processo de fabricação, resultando daí um aumento da produção total. Como mostra a ilustração superior, se uma pessoa realizar as cinco fases na fabricação de um produto, poderá produzir uma unidade ao dia. Cinco trabalhadores, cada um especializado em uma das cinco fases, poderão produzir 10 unidades no mesmo tempo.
Stephenson, George (1781-1848), inventor e engenheiro britânico que construiu a primeira locomotiva ferroviária utilizável.
Locomotiva, qualquer tipo de veículo autopropulsado utilizado em vias férreas, ou estradas de ferro, para impulsionar ou arrastar outros tipos de unidades móveis. As locomotivas se diferenciam de outros tipos de veículos de linhas férreas autopropulsados que só são utilizados como unidades de arrasto e não foram desenhados para o transporte de passageiros ou de cargas.
A primeira locomotiva foi construída na Inglaterra em 1804 pelo engenheiro e inventor Richard Trevithick. Em 1829, o Rocket, desenhado por George Stephenson, ganhou um concurso patrocinado pela companhia de transporte ferroviário Liverpool and Manchester Railway.
Campo económico:
Permitio uma maior, mais fácil e mais rápida circulação dos produtos e mercadorias a nível nacional e internacional, proporcionando o alargamento dos mercados, crescimento das fábricas e do comércio. Em função disto, a expansão das linhas férreas foi factor decisivo no crescimento da industrialização. Na agricultura, facilitaram a Revolução Agrícola ao permitir a especialização regional das culturas.
A nível demográfico:
Incitivaram uma maior mobilidade populacional, contribuindo para o aumento do êxodo rural e para o aumento dos fluxos emigratórios sobretudo Europa-Américas e imigratórios que o século XIX conheceu, a nível mundial. Contribuiram, também, para o crescimento das cidades já existentes e para o nascimento de outras alterando o aspecto físico e impondo novas reformas urbanísticas.
A nível social:
Promoveram o hábito das viagens; facilitaram o acesso a novos empregos e também criaram novos empregos contribuindo para o aumento da qualidade de vida.
A nível político:
Permitio a montagem de uma administração pública de maior eficácia e interligação/coordenação; e facilitaram a deslocação rápida de tropas e funcionários.
A nível cultural:
Aumento do intercâmbio entre povos e culturas, possibilitando uma rápida divulgação das notícias, facilitando a expansão das ideias e correntes culturais e artísticas, proporcionando um maior conhecimento da geografia, aproximando as distâncias.
texto:
http://www.scribd.com/doc/3965131/HISTORIA-Estrada-de-ferro
Acedido em: 23-07-2010
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